Horário de Atendimento: Seg. a Sex., 9h às 17h
Nossa História
A história de Vitória de Santo Antão começou em 1626, com a chegada do português Diogo Braga, vindo da ilha de Santo Antão (Cabo Verde). Ele se estabeleceu com a família na região, dedicando-se à criação de gado. Com o tempo, o local virou um conjunto de fazendas. Em 6 de maio de 1843, o povoado foi elevado à categoria de cidade pela Lei Provincial nº 113, sancionada pelo Barão da Boa Vista. A cidade passou a se chamar “Vitória”, em homenagem à vitória dos pernambucanos contra os holandeses na Batalha do Monte das Tabocas (1645). Hoje, são 398 anos de fundação e 181 anos de emancipação.
A região foi chamada de Santo Antão da Mata após a morte de Diogo Braga, e em 1712, criou-se a paróquia com o mesmo nome. Em 1811, virou vila e, em 1843, cidade. O nome final, Vitória de Santo Antão, foi oficializado em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei Estadual nº 952. O Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Vitória de Santo Antão foi criado em 1º de janeiro de 1865, com o registro mais antigo datado de 20 de julho do mesmo ano, no Livro 3. Seu acervo inclui um documento de 1755, referente a uma grande doação de terras feitas pelo Capitão-Mor Antônio Jacob Viçoso à Capela de Nossa Senhora do Rosário, abrangendo parte do território atual da cidade.
O cartório passou por diversas gestões até 18 de janeiro de 2014. Após período de interinidade, em 9 de setembro de 2022, o acervo foi transferido para a sede atual, sob nova direção, designada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. Desde 12 de setembro de 2022, o cartório atua com foco em qualidade, segurança jurídica, autenticidade e eficiência, atendendo à população de Vitória de Santo Antão e a todos que buscam seus serviços.
Missão
Servir com excelência, priorizando a segurança jurídica, com transparência, respeitando as normas e valorizando compromisso com a sociedade.
Visão
Ser referência regional no serviço registral, oferecendo soluções práticas, com foco na inovação, buscando sempre a excelência dos serviços e a valorização das pessoas.
Valores
Ética: Respeito às pessoas, princípios e valores, com transparência e imparcialidade nos processos.
Unidade: exercer a atividade com sinergia em prol do bem-estar social;
Qualidade: Buscar a qualidade e a eficiência dos nossos serviços;
Melhoria contínua: busca incessante por conhecimento, inovações e desenvolvimento sustentável.
Segurança Jurídica: atuar com base nas normas legais gerando eficácia dos atos.
Política de Qualidade
Compromisso com a prestação de serviços registrais seguros, acessíveis e confiáveis, promovendo a melhoria dos processos, o desenvolvimento das pessoas e a satisfação dos usuários, em conformidade com as normas vigentes.
