SOBRE NÓS
Data de 1626 o início do povoamento local (fundação), quando o português Diogo Braga, natural da ilha de Santo Antão do Cabo Verde, estabeleceu-se com a família no local onde hoje está a cidade de Vitória de Santo Antão-PE. Dedicando-se sobretudo à criação de gado, tornou-se a região um conjunto de fazendas criadoras.
No dia 6 de maio de 1843 foi elevada à categoria de cidade (emancipação), pela Lei Provincial n.º 113 sancionada pelo Barão da Boa Vista, então Presidente da Província de Pernambuco. A partir dessa data ficou oficialmente conhecida como “Vitória” em homenagem à vitoriosa batalha travada contra os holandeses no Monte das Tabocas. Tendo atualmente 398 anos de fundação e 181 anos de emancipação.
Ainda sobre a batalha do Monte das Tabocas verifica-se que fora onde se deu a grande vitória na batalha travada contra os holandeses no Monte das Tabocas (1645), da qual surgiu o seu próprio nome, a cidade da “Vitória”. Depois, com a morte de Diogo de Braga, tornou-se, Santo Antão da Mata.
Adiante, no ano de 1712, criou-se a paróquia com a mesma invocação de Santo Antão. No ano de 1811 tornou-se vila. Já, no ano de 1843, tornou-se cidade, e por consequência, mudou o nome para Vitória, em homenagem à vitória dos pernambucanos sobre os holandeses na batalha do monte das Tabocas, e, de “Santo Antão”, em homenagem à terra natal da família real que aqui veio habitar, ilha de Santo Antão do Cabo Verde.
Após muita discussão restou, definitivamente, aceito e reconhecido o nome da Vitória de Santo Antão, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei Estadual n.º 952. A cidade tem atualmente 398 anos de fundação e 181 anos de emancipação.
A Serventia Registral de Vitória de Santo Antão-SRVSA teve a sua criação em 01 de janeiro de 1865, e guarda em seu acervo, desde 20 de julho de 1865, a primeira transcrição no Livro 3, livro mais antigo.
A Serventia possui em seu arquivo, o relato de um fato histórico, ou seja, uma enorme doação datada de 1755 (110 anos após a batalha do Monte das Tabocas), das terras outrora pertencentes ao CAPITÃO-MOR Antônio Jacob Viçoso, ao patrimônio da Capela de Nossa Senhora do Rosário, correspondente à uma parte da atual região da Matriz de Vitória de Santo Antão.
A SRVSA teve sua criação em 01 de janeiro de 1865, tendo o último responsável permanecido até o 18/01/2014, passou por interinidade diversa até o dia 09 de setembro de 2022, ocasião em que se deu a transferência do acervo desta Serventia para a sede atual, sob a responsabilidade da Oficiala Registradora que então assumiu esse múnus público, a qual foi designada pela Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJ/PE.
Assim, desde o dia 12 de setembro de 2022, a Serventia Registral de Vitória de Santo Antão, por meio de sua atual administração em conjunto com seus colaboradores está comprometida a prestar um serviço de qualidade, preservando a segurança jurídica, autenticidade, publicidade e com eficiência, à população Vitoriense e a todos os que procuram os seus serviços.
NOSSA MISSÃO & VALORES
A Serventia Registral de Vitória de Santo Antão norteia suas ações por princípios fundamentais que garantem a qualidade e integridade dos serviços prestados. Atua com ética, prezando pela transparência, imparcialidade e respeito em todas as relações. Promove a segurança jurídica ao basear suas atividades nas leis vigentes, assegurando a eficácia dos atos. Valoriza a unidade, incentivando a colaboração em prol do bem-estar social, e a empatia, colocando-se no lugar do outro para melhor atender às necessidades da população. Além disso, mantém um compromisso contínuo com o conhecimento, buscando constantemente o saber como caminho para a excelência.